Newsletter

Cadastre-se agora para receber todo o nosso conteúdo!

Conheça nossa HISTÓRIA

MISSÃO

Nossa missão é prestar suporte a Empreendimentos de Base Tecnológica – EBTs e, ao mesmo tempo, estimular e apoiar sua criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico.
1986
No contexto de uma iniciativa/ promoção do Governo do Estado, desenvolveu-se a concepção para um Polo Tecnológico de alta tecnologia. A CERTI instituiu a Incubadora Empresarial Tecnológica (IET) nas proximidades da UFSC. Esta iniciativa pioneira viabilizou a criação de um setor econômico promissor na capital catarinense, aproveitando os talentos e os conhecimentos gerados pela Universidade. No início, a IET abrigou 7 empresas, num espaço de 1.200 m² no mesmo prédio em que também passou a operar o Condomínio Empresarial da ACATE.
1987

O CELTA foi uma das incubadoras que integraram a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores ANPROTEC deste sua constituição, tendo contribuído nas funções de Diretoria, Vice-Presidência e Presidência da instituição.

1991
Desde a criação da incubadora, a CERTI esteve fortemente inserida no processo de evolução dos mecanismos de geração e fortalecimento de empreendimentos. Participou do processo de instituição do Polo Tecnológico da Grande Florianópolis – Tecnópolis e no seu conselho, o CONTEC. Influenciou na definição de benefícios e isenções fiscais e na construção do ParqTec Alfa.
1993
Com a implantação do Parque Tecnológico Alfa no bairro Saco Grande, a incubadora criou e executou os projetos das primeiras unidades do parque e assumiu a coordenação operacional de todas as atividades de projeto, implantação e regulamentação das Leis Municipais para seu funcionamento.
1995

O CELTA instalou-se no ParqTec Alfa, em edificação construída e disponibilizada pelo Governo do Estado, por meio da então Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC. Passou a contar com uma infraestrutura de suporte mais completa e com espaço físico de 10.500m², adequado às necessidades das 27 empresas então incubadas.

1997
Em 1997, o CELTA foi a primeira incubadora a ganhar o Prêmio Anprotec de Incubadora do Ano.
2001

Foi uma das instituições alavancadoras da Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos RECEPETI, contribuindo para a disseminação do conceito de desenvolvimento regional por meio da implantação de incubadoras tecnológicas, tendo atuado nas funções de Diretoria e Presidência.

2006
Em 2006, o CELTA foi vencedor do Prêmio Anprotec, na categoria de Melhor Programa de Incubação Orientado para o Desenvolvimento de Produtos Intensivos em Tecnologia.
2010
Inaugurou uma unidade externa, o CELTA Pedra Branca, no município de Palhoça, em parceria com o INAITEC e a Prefeitura local.
2011

O CELTA foi eleita a Melhor Incubadora de Empresas orientadas para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologia. Presidência da RECEPET e Diretoria da ANPROTEC.

2015
Recorde - O CELTA gradua neste ano 10 empresas, batendo seu recorde com o maior número de empresas já graduadas pela Incubadora em um mesmo ano.
2016
O CELTA pela 4º vez ganha o Prêmio de Melhor incubadora, na categoria “Incubadora de Empresas Orientada para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias (PIT), ainda nesta mesma edição o CELTA recebeu destaque pelo apoio às empresas, que foram premiadas nas categorias “Melhor Empresa Graduada”, ficando com 1º e 2º lugar com as empresas Nanovetores e RD Gestão, e na categoria “Melhor Empresa Incubada” ficando em 2º e 3º lugar com as empresas Horus aeronaves e Exact Salles. Este marco acontece no ano em que a Anprotec realiza sua última edição do prêmio nacional.
2017
A Embraer inaugura seu Centro de Engenharia e Tecnologia (CETE-SC), em Florianópolis, dentro do prédio da incubadora CELTA. O centro foi criado exclusivamente para o desenvolvimento de sistemas aeronáuticos.
2019

2019 - A Soprano inaugura seu Núcleo de Inovação espaço “Fidati”, sediado no prédio do CELTA, cujo objetivo é desenvolver novas soluções para o mercado junto a startups. A Soprano participa neste mesmo ano do Programa INVENT.

2020
Enfrentamento a Pandemia - No ano em que o mundo sofre com a Pandemia do Covid-19, a incubadora CELTA consegue com sucesso se manter em pleno funcionamento e graduou 7 empresas. Destaque para TNS e Wier por obter tecnologias que colaboram no combate à pandemia.
2021

RD Station é adquirida pela Totvs, por R$ 1,86 bi, considerado o maior negócio de TI da América Latina. A história da RD no CELTA começou no ano de 2013, quando iniciou o processo de incubação e obteve a graduação em 2016, quando a empresa foi para sua sede própria.

 

O CELTA foi a primeira incubadora do Brasil a integrar o programa exclusivo com a Siemens que proporciona o acesso das empresas incubadas ao portfólio de soluções digitais da Siemens com descontos que variam entre de 80% e 100%.